Entenda essa modalidade de trabalho que reduz custos e aumenta sua rede de relacionamentos.

O surgimento e história do Coworking começou nos Estados Unidos em 2005 e diante do seu sucesso e excelentes resultados chegou ao Brasil em 2007. No mundo há cerca de 1767 espaços de coworkings, e só no Brasil são quase 300.

A nova metodologia de trabalho está espalhada em 113 países pelo mundo, de acordo com o Global Coworking Map: https://coworkingmap.org/

O que é Coworking?

O Coworking é um espaço de trabalho, criação, difusão de ideias e pensamentos que reúne profissionais das mais variadas áreas, que necessitam de um espaço físico para trabalhar que não seja o home office ou espaços públicos.

Autônomos, freelancers e profissionais de startups são o público alvo dessa nova metodologia de trabalho. Esses profissionais que trabalham como home office possuem o isolamento como ponto negativo em comum, e é aí que o Coworking entra para resolver este problema e trazer ainda mais soluções profissionais e ganhos no mercado.

Um espaço de trabalho criativo, com profissionais de diversas áreas trabalhando em um mesmo local cria uma rede de relacionamento colaborativa entre eles, trocas de ideias, comunicação entre áreas e até novas oportunidades de trabalho.

Como funciona?

O espaço do Coworking funciona como escritório virtual, com áreas de trabalho com mesas, cadeiras, áreas de convivência para um cafezinho no meio do expediente, salas de reunião, secretária e etc.

O profissional que quer utilizar o espaço paga um valor para utilizá-lo, que pode ser por mês, dias por semana ou mesmo por algumas horas. O serviço pode incluir um escritório virtual que te dá direito a utilização do endereço profissional, secretária para atender suas ligações, serviços de impressão, internet de alta velocidade, dentre outros.

Cada Coworking possui pacotes com preços e serviços diferenciados, basta o profissional escolher qual atenderá melhor à sua demanda.

As vantagens de escolher trabalhar em um Coworking

Uma das principais vantagens é a redução de custos ao trabalhar num ambiente de Coworking. Para se ter um escritório é necessário um gasto mensal enorme com aluguel de uma sala, condomínio, mobiliário, internet, uma secretária, equipamentos, contas de energia, impostos e etc.

No modelo de Coworking você paga apenas um valor fixo para utilização do espaço já com todos esses recursos, e às vezes com mais conforto e comodidades ainda, sem se preocupar com a manutenção.

Trabalhar em um ambiente com profissionais de diversas áreas te dá maiores chances de ampliar sua rede de relacionamento, melhorar o seu networking, se fazer mais conhecido, trocar ideias e conseguir mais oportunidades de ampliar seus negócios.

Para freelancers e autônomos ter um escritório com endereço fixo dá muito mais credibilidade profissional na hora de marcar uma reunião e fechar negócios.

Os principais Coworkings possuem sempre uma boa localização e é estratégica para facilitar o encontro dos profissionais e também para marcar reuniões com clientes, além de proporcionar a possibilidade de divulgação de um endereço nobre na cidade para ser utilizado como o endereço da sua empresa..

Todo o espaço é pensado para trazer interação entre os profissionais, com uma ambientação que promove a criatividade, foco e produtividade.

Tenha a experiência de trabalhar em um Coworking e perceba os benefícios que esse novo modelo de trabalho trará para sua vida profissional.